ADELOTHECIACEAE

Adelothecium bogotense (Hampe) Mitt.

Como citar:

Tainan Messina; Miguel d'Avila de Moraes. 2012. Adelothecium bogotense (ADELOTHECIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

146.974,085 Km2

AOO:

20,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

A espécie não é endêmica do Brasil (Câmara; Costa, 2012). Apresenta ampla distribuição, ocorrendo no Novo Mundo ao longo da cordilheira desde o sul do México e América Central até a Bolívia, com pontos isolados de distribuição no leste do Brasil, nas regiões Nordeste (Bahia), Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro) e Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) (Câmara; Costa, 2012). Além disso, possui registros frequentes feitos nas Grandes Antilhas, incluindo Cuba, Jamaica e Ilha de São Domingos, e ocasionalmente no leste da África e Madagascar (Ochyra et al., 1992). Foi registrada no Brasil em altitudes que variam de 500 a 2300 m (Ochyra et al., 1992).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Tainan Messina
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Categoria: LC
Justificativa:

A espécie é amplamente distribuída e não é endêmica do Brasil. Além disso, está presente em unidades de conservação (SNUC).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita originalmente na obra Journal of the Linnean Society, Botany 12: 391. 1869, a espécie possui características que a tornam facilmente identificável, como sua folhagem complanada e de grande porte, amplamente ovada a obovada, unicostada, de coloração dourado-marrom a amarelo-dourado (Ochyra et al., 1992).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica, Pampa (Campos Sulinos)
Fitofisionomia: Ocorre em Florestas Ombrófilas Densas, Mistas e Deciduais (Costa et al., 2009); também em Matas Nebulares (CNCFlora, 2011).
Habitats: 1 Forest
Detalhes: Apresentam tamanho de médio a robusto (Ochyra et al., 1992); foram registrada em Florestas Ombrófilas Densas, Mistas, Deciduais (Costa et al., 2009) e Matas Nebulares (CNCFlora, 2011) ao longo biomas Mata Atlântica e Pampa (Câmara; Costa, 2012).

Ações de conservação (3):

Ação Situação
4.4 Protected areas on going
A espécie ocorre dentro dos limites de diversas unidades de conservação (SNUC); entre elas: Parque Estadual do Desengano, Parque Estadual dos Três Picos, Reserva Biológica Augusto Ruschi, Parque Nacional Aparados da Serra e Serra Geral (CNCFlora, 2011).
Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
A espécie foi considerada "Provavelmente Extinta" (EX) em avaliação de risco de extinção empreendida no Estado de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).
Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
A espécie foi considerada Vulnerável (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida para a flora do Estado do Espirito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).